Aprendendo Correr

Calcular Frequência Cardíaca

Se você está iniciando em exercícios, começando a caminhar ou a correr com o objetivo de emagrecer, perder peso, melhorar a sua capacidade cardio respiratória e consequentemente a sua saúde, então já ouviu ou leu alguma coisa sobre a FCMax ou Frequência Cardíaca Máxima.

Veja a planilha que eu usei com dicas de como começar a correr.

De forma trivial, é a partir dela que você deve estabelecer as porcentagens a serem respeitadas para obter benefícios, seja melhorar a condição física ou emagrecer, a tal zona alvo da frequência cardíaca.

calcular frequencia cardíaca para corrida

Hoje você encontra um ótimo monitor cardíaco por menos de R$100 (o meu oregon custou 71), e certamente um treino aeróbico regular sem que você tenha um monitor cardíaco para te dizer se você está ou não dentro de sua zona alvo não é lá muito sério. Mas como chegar nos números da zona alvo?

Faça o Download clicando com o botão direito e em Salvar como….

Vale dizer que esse é um método de predição indireto do seu FCMax e existem diversas fórmulas para isso. Pesquisei bastante várias as formulas de predição de FCMax. Até agora o que eu mais vi foram criticas, e algumas avaliações interessantes como essa aqui.

A minha dúvida é sempre a mesma, podemos confiar em métodos indiretos de predição de FCMax (e VO2Max tb, porque não?) ??

Não seria mais interessante e seguro para conseguir resultados trabalhar com valores estabelecidos através de métodos diretos como a ergo espirometria?

como calcular fcmax

São tantas as variáveis que poderiam definir o FCMax que simplesmente subtrair a minha idade de 220 me parece simples demais, até porque em outros métodos de predição as margens de acertos é bem pequena.

Mas independentemente de tudo isso, não temos necessidade de obter números tão precisos quando treinamos sem objetivos tão competitivos, ou performático. Para os objetivos iniciais podemos perfeitamente usar fórmulas mais modernas como as mais modernas, no quadro abaixo:

Eu realmente não me lembro quem me enviou essa excelente Planilha de Cálculo de Zonas Alvo de Frequência Cardíaca, mas ela é mais sofisticada do que o cálculo mais antigo e mais simples, pois contempla no cálculo variáveis como idade, nível de treinamento e FC em repouso (Sheffield e al, 1965).

(fonte: Guedes, Guedes, 1995 e Filho, José Fernandes,1999)

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

4 thoughts on “Calcular Frequência Cardíaca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site