Aprendendo Correr

O que é Drop do Tênis?

drop-tenis-corrida

Emagrecer Correndo – Qual a melhor velocidade?

Planilha de Corrida para Iniciantes

Tênis de corrida barato das melhores marcas

O Drop do tênis é a diferença entre a altura em que seu pé apoia da base do calcanhar para a altura em que seu pé apoia a planta do pé dentro do tênis, conforme a ilustração abaixo.

E porque isso é importante? Bom, porque poucos milímetros muda muita coisa nos ângulos das suas articulações durante a sua pisada na corrida, e isso faz muita diferença quando você está acostumado com um drop de 12mm e muda para 8mm, como eu estou fazendo agora. Uma mudança que pode não afetar tanto os corredores mais experientes, com articulações e ligamentos já mais adaptados à corrida, mas se você é iniciante então deve ficar atento.

Teoricamente, quanto menor o drop mais próximo do “natural” será a sua corrida, ou mais próximo de correr descalço você estará. Na prática, os drops menores facilitam a aterrizagem com a planta do pé ao invés do calcanhar. Logo, tende a oferecer menos amortecimento, mas isso não pode ser considerado uma regra para todos os modelos, apesar de ser uma tendência.

O mercado de tênis de corrida passou por uma fase em que priorizava bastante o amortecimento, mesmo ao custo de alterar os ângulos de uma pisada mais natural. Hoje, muitos especialistas apontam nessa mudança de pisada a causa de muitas lesões em corredores. O resultado é que o mercado passou a pesquisar e lançar modelos com drop menor iniciando assim a onda dos tênis minimalistas nas lojas e revistas especializadas.

saucony-triumph-9

Não que seja mega complicado, mas num treino de 40’LE usando o Saucony Triumph 9 com drop 8mm ao invés dos 10/12mm dos outros tênis que uso, vários pontos de articulação me avisaram que algo estava diferente. Leva um tempo para o corpo se adaptar, mas ele se adapta e você só precisa estar atento à isso.

É importante porque muitas pessoas que começam a correr simplesmente não sabem muito bem escolher seus tênis de corrida. Alguns chegam nas lojas buscando os mais caros, outros perguntando qual tênis os profissionais usam, outros poucos falam sobre amortecimento, pisada, tênis mais indicados para treinos curtos e velozes ou treinos longos e lentos onde o tempo de contato do pé com o solo é bem maior, etc. Você pode comprar um tênis diferente do habitual e sentir muita diferença na sua corrida sem saber porquê.

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

9 thoughts on “O que é Drop do Tênis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site