Corrida de Rua

Maratona abaixo de 2 horas

Ontem depois do treino ficamos conversando e eu apostei uma corrida com o coach. Mas não foi uma corrida de velocidade, eu perderia feio já que ele é ex-velocista com 17 anos de carreira nas pistas. Foi uma corrida de fundo, de resistência e paciência, de estratégia.

Apostei que não veremos um recorde na maratona abaixo de 2h antes de 2020.

Se fizermos uma análise rápida do recorde mundial vemos que precisamos de 15 anos para baixar o tempo em 2m24s.

Faltam apenas 7 anos para conseguirmos baixar mais 3m24s para eu perder a aposta, portanto.

Concluir os 42.195 em 1h59m59s é uma corrida de muitos obstáculos.

Hoje temos a marca mundial de 2h03m23s do Wilson Kipsang em Berlin 2013.

Para conseguir esse feito ele precisou baixar 15 segundos o recorde mundial do também queniano Patrick Makau.

Isso significa que em 2013 Kipsang correu na média 0,57 segundos/Km mais rápido que Makau em 2011 no mesmo percurso em Berlim.

recorde-mundial-maratona

Para completar a maratona abaixo de 2h estas parciais teriam que ser 7,78 segundos/km mais rápidas.

Lembre-se que em 15 anos o homem conseguiu baixar apenas 3.83 segundos/km.

Seguindo essas proporções de redução de tempo, seria o mesmo que baixar os recordes mundiais:

– dos 5.000 de 12m37s para 12m13s,
– dos 10.000 de 26m17s para 25m29s e,
– da meia maratona de 58m23s para 56m41s

Claro que você pode argumentar que a diferença de treinamento faz muita diferença, que conseguimos em termos de compreensão e fisiologia do esporte e a aplicação de novos métodos e tal, mas deve concordar que é uma tarefa hercúlea, para um Hércules além de um Feidípedes.

Mas tudo bem, quem sou eu para lhe dizer isso, não é mesmo? Então veja o que Ross Tucker escreveu no The Science of Sport:

Um homem que faz uma meia maratona em 59 minutos não é capaz de realizar duas meias maratonas seguidas em 60 minutos. Portanto, antes de considerar a maratona sub-2h, temos que analisar os resultados da meia maratona. Até que um corredor consiga completar uma meia maratona abaixo de 58 minutos (e aqui, estou falando cerca de 57 minutos ou menos), não será possível fazer 59:59 duas vezes em uma maratona. Isso não vai acontecer simplesmente porque o ritmo que conseguimos correr uma determinada distância diminui de forma previsível, nos restringindo fisiologicamente com o aumentar da distância.

O artigo completo é excelente e você pode vê-lo em Is the sub-2 hour marathon imminent? Don’t hold your breath, and here’s why (em português do tio google).

Ross Tucker encerra o artigo dizendo que antes de falarmos sobre alguém correr uma maratona abaixo de 2 horas, devemos nos concentrar na expectativa de um recorde mundial abaixo de 2h03m, tendo em mente que isso ainda deve levar uns 5 anos para acontecer.

Da minha parte eu estou torcendo para perder a aposta, mesmo com as estatísticas e a ciência do esporte estando do meu lado.

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site